sábado, 21 de janeiro de 2012

Efeito do protesto de #J18 - #SOPA Is DEAD

2 comentários:

  1. As empresas por trás da "defesa da propriedade intelectual" esquecem do grande serviço que a internet livre do direito autoral presta a industria cultural, onde a música, cinema, livros etc., tem um alcance que talvez não chegariam se nao fosse pela internet livre.

    Alguém lembra do filme Tropa de elite 1? Que saiu na internet antes de sair no cinema? Deu tao certo isso, que pareceu até jogada de marketing viral. Muita gente teve acesso antes e por causa da qualidade elevada do filme, gerou o buzz mais que positivo pra todo mundo lotar os cinemas. Nao falta exemplos na música de como bandas de boa qualidade estouraram na internet livremente e hoje sao bandas grandes, como Arctic Monkeys, OkGO e mais infinitos exemplos. E sobre os livros a própria privataria tucana caiu na internet e nem por isso impediu do livro ser vendido a rodo em todo Brasil. Em relação ao teatro, temos o exemplo dos Melhores do Mundo, do eterno Joseph Climber e do Hermanoteu, verdadeiros fenômenos que com toda certeza, por causa dos vídeos que vazaram no youtube, tiveram mais visibilidade até que a própria Globo com o Jô(somam 25 milhoes e continuam contando). Como também tem Os Barbixas, e mais exemplos nao devem faltar. Tudo escolhido democraticamente pelo povo, que depois de atestar a qualidade de tal, entao se dispõe a, literalmente, pagar pra ver. A internet da a qualquer empreendimento cultural a exposicao gratuita, totalmente democrática e da mais alta visibilidade que de outra maneira, dificilmente teria.

    Se o povo aprovar tal empreendimento cultural, pois a internet é o meio mais democratico que tem (e por enquanto livre), onde voce escolhe o que quer ouvir, o que quer assistir nem é obrigado a comprar um produto às escuras, a internet continuando livre como está, só vai gerar publicidade gratuita, buzz, e até virais involuntários, como esse da "Luiza que está no Canadá".

    Só tem a ganhar o segmento de cultura que optar pela internet livre. Mas a ganância dos que enchem o bolso de dinheiro com a industria cultural nao tem fim. Eles querem ganhar dinheiro até de meros cidadões comuns expressando suas atividades lúdicas de criar um vídeo para o bebê na internet, se tiver uma música com direito autoral ou imagens que contenham direito autoral, entao o cidadao está passível de ter sua conta(ou blog) desligada, pagar multa e dependendo da quantidade de "infração", até ser preso. (Isso já ta acontecendo nos EUA).

    Sem contar que com essa lei draconiana, o alcance da lei vai além de sua própria fronteira. Quem deu o direito irrevogável dos EUA impor leis para além de suas fronteiras? Onde está a soberania dos paises para lesgilar sobre seu próprio território? Não contentes em reduzir continuamente os direitos dos próprios cidadãos, agora megalomaniacamente, querem também restringir do resto do mundo.

    Sinceramente, está muito obvio que o objetivo dessa lei vai muito além do que aqueles que a defendem clamam. Essa lei do direito autoral é na verdade mais uma medida para cercear a liberdade dos cidadãos, que por enquanto ainda se encontra realmente livre, na internet. Quando na verdade quando se coloca um vídeo na internet, com música, imagem, etc, ninguém está se apropriando de nada, pelo contrário está divulgando o trabalho desses que se dizem lesados pela violação de direito.

    As empresas que fizerem o uso da propriedade intelectual para benefício próprio, visando o lucro etc. e dependem de jurisdicao pra isso, que continuem pagando por insercao de vídeos, músicas em tv, radio, etc. Mas o mero usuário comum na internet, nao devia está sujeito as mesmas condicoes. Pois nao está no mesmo patamar de uma empresa, mas está impotentemente sobre o jugo de empresaa caçaniqueis que quer seu dinheiro a qualquer custo e paga senadores e deputados para fazer valer a lei para assaltar e criminalizar os cidadoes comuns.

    ResponderExcluir
  2. Antigamente isso que tao chamando de crime, era chamado de esperteza, sabedoria e luxo que faz a economia girar. Quando Irineu Evangelista fez a mesma jogada, de mentir sobre o mercado de ações para lucar, e consecutivamente se tornou o maior investidor e banqueiro do brasil, fundando inclusive o Banco do Brasil, foi o ápice da inteligência das finanças, digno de muitos livros e até filme em favor do eterno e primeiro grande empreendedor, Barão de Mauá. Mas com alguém que eles querem tirar da jogada, agora jogar o jogo do mercado das ações e se tornar milionário e extravagante viraram crime. Essa é a lógica e filosofia demagoga do capitalismo.

    ResponderExcluir