sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FBI prende novo hacker suspeito de integrar LulzSec


A polícia norte-americana deteve ontem mais um suspeito de envolvimento nos ataques à Sony. O alegado membro do grupo de hacktivistas LulzSec entregou-se ontem às autoridades, no Estado do Arizona, relata o The Telegraph.

Raynaldo Rivera, de 20 anos, é acusado de conspiração e de ter comprometido um computador protegido, no âmbito da investigação movida na sequência dos ataques aos sistemas informáticos da Sony, registados em maio e junho de 2011.

Caso seja declarado culpado, Rivera pode pegar até 15 anos de prisão. Ele e outros hackers são acusados de roubar informações dos sistemas da Sony Corp. e da Sony Pictures em maio e junho de 2011, ataque anunciado pelo perfil do grupo hacker no Twitter.

Após a invasão, o LulzSec publicou os nomes, datas de nascimento, endereço, e-mails, números de telefone e senhas de milhares de pessoas que haviam participado em promoções promovidas pela Sony.

Pelos cálculos das autoridades, o custo total do vazamento de informações custou à empresa US$ 600 mil.

Documentos revelados em março afirmam que um líder do grupo, conhecido como Sabu e cujo nome verdadeiro é Héctor Monsegur, se declarou culpado dos atos de invasão. Logo depois, Sabu teria dado informações sobre seus cúmplices ao FBI. Na mesma época, cinco suspeitos de serem dirigentes de outro gruop hacker, o Anonymous, e também integrantes do LulzSec, foram acusados pela polícia norte-americana.

Um comentário: