terça-feira, 30 de julho de 2013

Soldado é absolvido de acusação de traição por vazamento para WikiLeaks

A Justiça Militar dos Estados Unidos absolveu o soldado Bradley Manning da acusação de traição ao país, a mais grave que lhe foi imputada. Ele confessou ter divulgado milhares de documentos diplomáticos e militares americanos para o site WikiLeaks.

O vazamento de documentos ao WikiLeaks foi considerado a maior divulgação de informações confidenciais da história dos Estados Unidos. Manning, que era analista de inteligência militar no Iraque, entregou cerca de 700 mil documentos do Departamento de Estado e das Forças Armadas americanas.


Dentre as informações reveladas, estão comunicações diplomáticas com as embaixadas de vários países do mundo, além de informações privilegiadas sobre a atuação americana nas guerras no Afeganistão e no Iraque. O material começou a ser revelado em 2010, causando forte indignação de Washington.

O veredicto foi divulgado nesta terça-feira pela juíza Denise Lind. Ele foi condenado por cinco acusações de roubo, cinco acusações de espionagem, fraude cibernética e outras violações do direito militar.

Com a absolvição da acusação de traição, a previsão é que Manning seja condenado a apenas 20 anos de prisão. As penas para cada uma das acusações serão determinadas no processo de dosimetria, que começa nesta quarta-feira (31).

Inicialmente, o soldado se declarou culpado de dez das 22 acusações apresentadas contra ele pela Justiça Militar de seu país. No entanto, não se disse responsável pela acusação de "conluio com o inimigo", por ter transferido as informações de guerra ao WikiLeaks.

A defesa do soldado sustenta que Manning é um delator do governo americano, não um traidor como quer qualificar a Promotoria. Segundo os defensores, a intenção do militar foi provocar um debate sobre as ações militares dos Estados Unidos e a política diplomática entre todos os cidadãos americanos.

Por outro lado, os promotores afirmam que o delator traiu a confiança do país e queria fazer fama ao divulgar os documentos. Para a acusação, ele agiu de forma deliberada, sem avaliar os riscos que poderia correr ao divulgar informações para inimigos, como o então líder da Al Qaeda, Osama bin Laden.

Mesmo assim ele pode enfrentar cerca de 136 anos de prisão. As 19 acusações é o suficiente para mante-lo na prisão até o resto de sua vida.

VIDEO:

Um comentário:

  1. Petition: National Secretariat of Indigenous Peoples.
    In the future your grandchildren for search in GOOGLE. They will ask you: - Oh! Grandpa, why do not you realize that slow extermination of the Indians? And your conscience will feel bitter taste to know that the Indians for over 500 years has suffered injustice, violence and oppression and other brutalities. Brazil today, has become an example of democracy in Latin America. But, persists this chaga concrete that us denigrem as a Nation Developed. Therefore, creation of a National Secretariat of Indigenous Peoples. http://www.avaaz.org/po/petition/Secretaria_Nacional_dos_Povos_Indigenas/?fgsJddb&pv

    ResponderExcluir