sábado, 21 de setembro de 2013

WikiLeaks vaza script de filme sobre o WikiLeaks e diz: “é ruim”

Depois de expor documentos confidenciais sobre guerras e ações de espionagem dos Estados Unidos, lançar um álbum musical para arrecadar fundos e ser objeto de livros e reportagens, o WikiLeaks vai virar filme: “O Quinto Poder”, com Benjamin Cumberbatch no papel de Julian Assange, criador do site. O problema é que o próprio WikiLeaks não gostou nadinha da ideia de ter sua história reproduzida de forma não autorizada. O resultado? O grupo vazou o script do filme e postou sua opinião sobre o que viram no roteiro: “É ruim”.

Previsto para estrear no Brasil em 25 de outubro, o filme já é criticado desde 2011 pelo grupo, que o acusa de fazer propaganda contra o WikiLeaks. Naquela época, os parceiros de Assange descreveram a ideia de transformar a história de Daniel Domscheit-Berg, dissidente alemão da equipe, desta forma: “é assim que esse tipo de merda acaba virando história”. Agora, as críticas são mais elaboradas (você pode ler aqui, em inglês), e detonam o filme tópico por tópico.



“Como o WikiLeaks nunca foi consultado sobre o filme que Dreamworks/Disney fizeram sobre nós, damos nosso conselho de graça: é ruim”, resume o post que apresentou no Twitter as reclamações do grupo. Entre outras coisas, eles apontam que a acusação de que 2 mil pessoas sofreram risco de morte por conta do vazamento é mentira, explicam que até o astro do filme disse em entrevistas que o roteiro e o diretor tentavam fazer de Assange um “vilão de desenho animado” e contestam inclusive a afirmação de que Assange tinge ou descolore seu cabelo para que ele permaneça branco.

Mesmo sem entrar no mérito de quem diz a verdade sobre o quê, entendo o receio de Assange. Hollywood é ficção, mas muita gente não sabe discernir o que é narrativa do que é fato. Mas com tanto barulho em torno da produção, é bem provável que a discussão aumente o desejo das pessoas em assisti-lo. Será que o tiro vai acabar saindo pela culatra?

2 comentários:

  1. A INTENÇÃO É DE MINAR O WIKILEASKS, ÓBVIO!!!
    ENFIM, CONCORDO COM ELE QUANDO DIZ QUE MUITA GENTE NÃO TEM DISCERNIMENTO... QUANDO SE É VERDADEIRO, O RISCO É DÁRIO... E A DIVULGAÇÃO DO REAL É A ÚNICA ARMA E DEFESA!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Como que envio algum documento para vcs ??

    ResponderExcluir