sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Funcionários do 'Guardian' destroem arquivos de Snowden após ameaças

Imagens de jornalistas do diário britânico The Guardian destruindo computadores que continham os arquivos passados ao jornal pelo ex-agente da CIA Edward Snowden foram divulgadas nesta sexta-feira. O episódio aconteceu em 20 de julho do ano passado.

O jornal foi ameaçado de processo pelas autoridades do Reino Unido caso não destruísse o material, que continha informações sobre o governo do país consideradas confidenciais. O chefe da casa civil britânico, Jeremy Heywood, teria dito a Alan Rusbridger, editor do Guardian: “Podemos fazer isso de um jeito tranquilo ou podemos seguir a lei. Muita gente no governo acha que vocês deveriam ser fechados”.

Através das reportagens de seu correspondente Glenn Greenwald, que teve acesso aos documentos vazados pelo ex-agente da CIA Edward Snowden, o Guardian revelou o esquema de espionagem online da agência norte-americana NSA.

O governo britânico agiu para barrar a divulgação de seus segredos. O serviço de inteligência do país (GCHQ) pediu ao jornal que entregasse os computadores onde as informações estariam armazenadas para que fossem destruidos.

O Guardian recusou, propondo que seus próprios jornalistas eliminassem o material. Oficiais do GCHQ acompanharam então o processo de destruição, feito por três funcionários do Guardian. Foram usadas furadeiras e rebarbadoras para “lixar” as placas dos computadores. Depois, tudo foi passado por um desmagnetizador do GCHQ.

Segundo o Guardian, todos os arquivos relacionados a Snowden que o jornal tinha em seu poder estavam em quatro laptops sem conexão à internet ou qualquer rede interna. Os computadores ficavam numa sala especial, vigiada 24 horas por dia por seguranças. Havia múltiplas senhas e uma proibição ao uso de aparelhos eletrônicos na sala. Apenas uma pequena equipe de repórteres veteranos de confiança tinha acesso aos arquivos.

Veja o vídeo:

10 comentários:

  1. Tudo um bando de pau mandado medrozinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANTES QUE O GOVERNO TOME E MELHOR PASSAR LOGA PARA FRENTE...

      Excluir
    2. aff... o mundo tem tanto medo dos arquivos.... qr dizer q nunk saimos dessa porra dessa escravidao!!!

      Excluir
  2. O facebook não esta permitindo compartilhar a informação!!! Se liga...#100 erro.

    ResponderExcluir
  3. E nada disto adianto p os meus ataques, provando a grande merda que é a NSA, so tem babaca, não conseguem para ataquer nem em escola que dira internacional

    ResponderExcluir
  4. É facebook e tuiter 100% hackeados p NSA, FINJAM TODOS QUE SAO NORMAIS. Que não sabem de nada pois vai ter muita gente morta nos proximos dias. Se perguntarem fale. Q n sabem o q esta acontecendo.quando viram ja tinham jogado a merda no ventilador e eu sei quem foi q jogou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você so pode estar brincando que negocio é este de morte, que tem q morrer sao os politicos e nao as pessoas inocentes. So pode ser louco mesmo seu idiota!

      Excluir
    2. Que o facebook e o resto é vigiado eu ja sabia mas usar isso p dominar o mundo e causar panico e terroristmo ai ja e demais, dizem q quem controla as comunicaçao é o terrorista.

      Excluir
  5. Pois é me falaram que eram brasileiros os terroristas, pelo arquivos q roibeida da NSA , naquela leva q me enviaram p todos. Dizem q sao terrorista universitarios e ja tomaram conta de todo o sistema de comunicaçao dos paises do sul, dezenas deles! Inclusive planejam fazer uma grande ataque terrorista mundial. Pelo q consegui decifra acho q é alguma coisa quimico nuclear ou coisa assim, mas não tinham anulado a vende e produçao de armas nucleares e quimicas? Esta começando a ficar perigoso este negocio de hacker!não podemos ser pegos agora não antes do fim do plano q li, tem resultados inovadores e muitas soluçoes no projeto dos terroristas rebeldes sertanejo universitarios.

    ResponderExcluir
  6. A placa de video e armazena muitas informações. Fizeram bem :P

    ResponderExcluir