quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Documentos vazados mostram que espiões britânicos lançaram ataque contra Anonymous

A agência de espionagem do Reino Unido lançou um ataque cibernético contra os grupos de hackers Anonymous e LulzSec, de acordo com documentos vazados por Edward Snowden e obtidos pela NBC News. As operações foram realizadas pela Joint Research Intelligence Group (JTRIG), uma divisão do Government Communications Headquarters (GCHQ ), a NSA britânica.

A apresentação para uma conferência de 2012 da NSA revela que a JTRIG lançou uma negação de serviço distribuída (DDoS) contra salas do Internet Relay Chat (IRC) utilizadas por membros do Anonymous. O ataque fez parte de uma operação chamada “Rolling Thunder”, e teria sido lançada após ataques do grupo em 2011 contra o PayPal e empresas de cartões de crédito.

Agentes da JTRIG, posando como membros do Anonymous, também se infiltraram em salas de IRC para identificar hackers que haviam roubado dados pessoais ou atacados sites do governo.

O relatório desta semana marca a primeira vez que a existência da divisão JTRIG foi divulgada publicamente. Os documentos obtidos pela NBC News revelam que ela foi criada para executar ataques cibernéticos secretos, e que as táticas da divisão incluem bloqueio de telefones e táticas disfarçadas. A apresentação intitulada “Empurrando as Fronteiras e Ação Contra o hacktivismo” lista Anonymous, LulzSec e o Exército Eletrônico da Síria como os principais grupos hacktivistas.

Durante o Rolling Thunder, agentes da JTRIG usaram o Facebook, Twitter e outras redes online para enviar mensagens para suspeitos hacktivistas afirmando que “DDOS e pirataria é ilegal, por favor, pare e desista”. A apresentação afirma que as táticas de dissuasão foram eficazes, notando que 80% das pessoas contactadas desapareceram das salas de IRC dentro de um mês. A operação identificou membros que tinham encenado ataques contra o governo ou sites corporativos e levou à condenação de um hacker que roubou 8 milhões de identidades no Paypal.

Gabriella Coleman, autora de um livro sobre o Anonymous, diz que o GCHQ foi longe demais, contando à NBC News que a operação representou uma repressão sobre a desobediência civil ao invés de atingir apenas suspeitos de terrorismo. “Punir milhares de pessoas, que estão envolvidas em seu direito democrático de protestar, porque um par de pessoas cometeu vandalismo é … um exemplo terrível de exagero a fim de esmagar a dissidência”, disse Coleman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário